quarta-feira, 18 de julho de 2012

Cerimoniário. Conhecendo mais a fundo sobre esta função!

O que é cerimoniário?

Cerimoniário é um dos ofícios da liturgia no rito romano, assim como os diáconos, os acólitos, o sacristão, etc. Sua função é fazer com que a celebração brilhe pelo decoro e ordem, para isso o cerimoniário deve trabalhar em íntima colaboração com o sacerdote celebrante e as demais pessoas que tem por função coordenar as diferentes partes da celebração: o sacristão, o regente do coro, o coordenador dos acólitos, etc.

O cerimoniário deve ser perfeito conhecedor da liturgia, suas leis e preceitos, sua história e sua natureza. Deve levar em conta na preparação e na execução da cerimônia, não apenas sua organização de forma prática, mas também o aspecto pastoral. Nao deve perder de vista a tradição litúrgica da Igreja universal e os pios costumes da Igreja particular.

    Cerimoniário é a mesma coisa que Mestre de Cerimônias?

Não necessariamente. Mestre de Cerimônias é o primeiro dentre os cerimoniários. Geralmente as dioceses tem um mestre de cerimônias oficial, mas cada celebração pode ter seu mestre de cerimônias. No Vaticano, o Mons. Guido Marini é o mestre de cerimônias litúrgicas pontificais; além dele, existem outros onze cerimoniários.



    Quem pode ser cerimoniário?

Atualmente, não há nenhuma restrição acerca de quem possa ser cerimoniário, basta ser perfeito conhecedor da liturgia e suficientemente esclarecido acerca da necessidade pastoral. Podem ser presbíteros, diáconos ou leigos; existem casos até de um arcebispo desempenhando tal ofício.


    Quantos devem ser os cerimoniários?

Não existe uma quantidade determinada de cerimoniários, mas sabe-se que não devem ser muitos, principalmente nas celebrações paroquiais. Afinal de contas, trata-se de um ministério que tem como principal função coordenar as diferentes partes da celebração; e não parece muito eficaz que em uma celebração haja mais pessoas coordenando do que exercendo outros ministérios.

    Cerimoniário é Acólito?

Ainda que para muitos a diferença entre um e outro seja clara, cabe esclarecer a quem veja "cerimoniário" como um nome mais belo para a função de acólito. Acólitos, ainda que não instituídos, são todos aqueles que servem ao celebrante e os diáconos na missa; são os acólitos que exercem as funções de turiferário, naviculário, cruciferário, ceroferários, baculífero, mitrífero, librífero, etc.

Os cerimoniários são aqueles que coordenam as celebrações, não apenas os ministério dos acólitos, mas todas as suas partes. Apresentam-se, naturalmente, em numero muito inferior ao dos acólitos e desempenham papéis diferentes deles. Nada impede, entretanto, que alguém que sirva ordinariamente como acólito, oficie como cerimoniário nas ocasiões paroquiais mais solenes.


    O que veste o cerimoniário?

O cerimonial dos bispos diz que o cerimoniário se veste com alva (pode ser acompanhado por alva e amito) ou com veste talar e sobrepeliz. Num ou noutro caso, seria conveniente que a veste dos cerimoniários se distinguissem, ao menos em algum detalhe da veste dos acólitos.

O cerimonial diz ainda que se quem exerce a função de cerimoniário for da ordem dos diáconos pode vestir-se da forma habitual para os diáconos oficiantes, com dalmática. Creio ser um pouco inapropriada esta vestimenta, pois a função dos diáconos é distinta da função dos cerimoniários, assim seria muito propício que se diferenciassem também pelas vestimentas.

Temos, ainda, o costume de, se o mestre de cerimônias é presbítero (ou, eventualmente, bispo), vista a estola para, junto com o presbitério e o bispo, confeccionar o crisma ou para o momento de impor as mãos durante a ordenação presbiteral.


    Quais as funções do cerimoniário?

A função do cerimoniário deve iniciar-se bem antes da missa, verificando quais são os próprios da missa, quais partes serão cantadas, etc. Também é dever dos cerimoniários zelar para que algum possível livreto produzido para a celebração contenha os textos litúrgicos corretos e adequados àquela celebração.

Feito isso, combinar as funções com cada um daqueles que exerce algum ministério na celebração, por exemplo, se vamos usar o rito de bênção e aspersão de água benta, devemos avisar os acólitos para preparar a caldeira e o hissopo e os cantores para que cantem vidi aquam ou algum outro canto adequado para o rito de asperção.

Nas procissões, não existe um lugar definido para os cerimoniários, eles devem se dividir ao longo dela a fim de auxiliar na movimentação de todos os ministros. Podem se colocar à frente do turiferário, guiando a procissão; um pouco atrás do celebrante, principalmente se for bispo, para cuidar das insígnias; podem se colocar à frente do concelebrantes, guiando-os para seus lugares que são distintos dos outros ministros. Podem ainda auxiliar o celebrante a subir ou descer os degruas, se for necessário. Podem atuar ainda na procissão das oferendas e do evangelho.

Os cerimoniários podem auxiliar na incensação, segurando a casula do celebrante para que não toque no turíbulo. E mesmo que não se segure a casula, o mestre de cerimônias, junto com o primeiro diácono acompanha o celebrante na incensação do altar.

Mudam as páginas do missal, tanto quanto o librífero leva o livro até a cátedra, quanto no altar.

É, também, função do cerimoniário por e retirar as insígnias do bispo e entregá-las aos acólitos-assistentes.

Incenssar o Padre e o Povo na falta do Diácono.

Não estando o cerimoniário realizando nenhuma outra função, deve-se ter um ou dois cerimoniários juntos do celebrante para lhe servir em pequenas funções ou resolver algum imprevisto que surja durante a celebração.

    O que não é função do cerimoniário?

Os cerimoniários não devem tomar as funções dos diáconos ou dos acólitos. Não devem segurar as pontas do pluvial nas procissões (falte os acólitos ou diaconos, ele pode assumir esta função), preparar o altar, incensar o celebrante ou o povo (no caso, falte o diacono para incenssar o celebrante e o povo, o cerimoniário exercer essa função!), purificar os vasos sagrados, portar o Santíssimo Sacramento, etc.

    Existe algum manual para o cerimoniário?

Tendo em vista que o cerimoniário deve ser "perfeito conhecedor da sagrada liturgia", creio que produzir um manual, como se faz para os coroinhas, para os MECE, pode ser danoso ao exercício dessa função. Dois grandes documentos sobre liturgia que fornecem um material muito rico para o estudo litúrgico e são indispensáveis para qualquer cerimoniário são o Cerimonial dos Bispos e a Introdução Geral do Missal Romano. Mas o cerimoniário deve buscar outros documentos no exercício de sua função e manter-se sempre atualizado.

   (Biografia: Blog Salvem a Liturgia)

7 comentários:

  1. "Incenssar o Padre e o Povo na falta do Diácono."
    isto não tiraria o ato final da função do turiferário que é alem de conduzir o turibulo, incensar? - isto na ausencia do Diácono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A função primeira de incensar o padre e o povo é do Diácono, se ele não estiver presente, ela passa a ser do cerimoniário, se então o cerimoniário não estiver presente seja feito pelo turiferário, fique reservado também incensar a eucaristia ao diácono, caso o diácono não estiver seja o turiferário e não o cerimoniário, seja o cerimoniário somente em caso de impossibilidade do turiferário de faze-lo. Márcio Júnior Administrador do Blog.

      Excluir
  2. Sou coroinha e queria saber o seguinte. Quais outras referencias eu tenho para aprender mais sobre a liturgia? Pois, pretendo me tornar cerimoniário mas preciso de uma certa base. Não sei muito bem manusear o missal e vejo isso como empecilho para exercer tal função (cerimoniário). PRECISO DE AJUDA...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Márcio. Você poderia corrigir a postagem? O cerimoniário, mesmo na ausência do diácono, não deve incensar o sacerdote ou o povo.

    Att,
    Kairo Neves.

    ResponderExcluir
  4. Quais às Roupas que um Mestre de Cerimônias deve usar ? Colarinho Romano pode ? Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  5. Menina pode ser cerimoniaria? Ou somente para como coroinha?

    ResponderExcluir
  6. O padre quer fazer um teste comigo para ver se eu posso ser cerimoniario você sabe como é este teste

    ResponderExcluir