sábado, 20 de dezembro de 2014

QUANDO SE USA INCENSO / TURIBULO NAS CELEBRAÇÕES?

Na missa usa-se o incenso:


a) durante a procissão de entrada;
- o Turiferário e o Navetário (ou naveteiro) entram sempre à frente da Cruz e das velas, colocando-se o primeiro à direita e o segundo à esquerda. Antes do início da procissão o Presidente da celebração coloca incenso no turíbulo (Cf. MR 82,235)
- Ao chegar ao altar, posicionam-se à esquerda de quem chega ao presbitério aguardando até o Presidente da Celebração beijar o altar para lhe oferecer o turíbulo e o incenso. (Cf. MR 235,2).

b) no princípio da missa, para incensar o altar;
O Altar é incensado com ICTOS sucessivos do turíbulo, do seguinte modo:
- se o altar estiver separado da parede, o presidente da celebração incensa-o em toda a volta, iniciando pelo centro e contornando-o pela direita;
- se o altar não estiver separado da parece, o presidente da celebração incensa-o passando primeiro ao lado direito, depois ao lado esquerdo.
- Se a cruz estiver sobre o altar ou junto dele, é incensada antes do altar; caso contrário, o Presidente da Celebração incensa-a ao passar por diante dela.
- As oferendas são incensadas antes da incensação do altar e da cruz.

c) Na procissão e proclamação do Evangelho;
O Turiferário e o Navetário apresentam-se ao iniciar o canto de aclamação ao Evangelho. Se o que preside estiver sentado, ajoelham-se e apresentam o turíbulo e a naveta para ser colocado e abençoado o incenso. Caso contrário, permanecem também de pé. A seguir acompanham o ministro que vai proclamar o evangelho até o Ambão, permanecendo à sua direita e um pouco atrás. Após o anúncio, o que estiver proclamando o evangelho (padre ou diácono) recebe o turíbulo do turiferário e incensa o livro sagrado com três DUCTOS de dois ICTOS, iniciando pelo centro, depois à direita e à esquerda. O turiferário e o navetário permanecem juntos até o final da proclamação. (Cf. MR 95, 235)

d) ao ofertório, para incensar as oferendas, o altar, a cruz, o presidente da celebração, os concelebrantes e o povo;
- durante a apresentação das oferendas (bendito sejais, senhor Deus...) o turiferário e o navetário apresentam-se novamente. Antes do lavabo, o que preside incensa as oferendas, o altar, e a cruz. Entrega então o turíbulo ao diácono (na ausência do diácono ao próprio turiferário) que o incensa com três DUCTOS de dois ICTOS. A seguir são incensados, os Concelebrantes e por último, o povo.(Cf. MR 105)

e) à elevação da hóstia e do cálice, depois da consagração:
- O turiferário e o navetário entram só ou com o processional, logo após o Santo, e se posicionam em frente ao Altar com o turíbulo preparado. Ajoelham-se no momento da Epiclese (quando o presidente da celebração impõe as mãos sobre as oferendas e invoca a presença do Espírito Santo) e o turiferário incensa a Hóstia ao ser elevada e depois o Cálice, com três DUCTOS de dois ICTOS, retirando-se após o “Eis o Mistério da Fé” (Cf. MR235).

Na elevação da Hóstia e do Cálice os três DUCTOS de dois ICTOS  são direcionados ao CENTRO DO ALTAR (e não centro, direita e esquerda como no evangelho).
Antes e depois da incensação, o que incensa faz profunda inclinação à pessoa ou ao objeto que é incensado; não porém, ao altar nem às oferendas recebidas para o sacrifício da missa. (Liturgia Episcopal em Geral, 75).

Usa-se ainda o incenso, como vem descrito nos livros litúrgicos: (LEG 87)
a) na dedicação da Igreja e do Altar;
b) na confecção do sagrado Crisma, quando se transportam os santos óleos;
c) na exposição do Santíssimo Sacramento no Ostensório;
d) nas Exéquias dos defuntos.

Via de regra, deve-se usar também o incenso nas procissões: (LEG 88)
a) da Apresentação do Senhor;
b) do Domingo de ramos;
c) da Missa da Ceia do Senhor;
d) da Vigília Pascal;
e) da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo;
f) da Solene transladação das Relíquias;
g) e, em geral, nas procissões que se fazem com solenidade.

Em Laudes e Vésperas, quando celebradas com solenidade, pode-se fazer a incensação do altar, do bispo e do povo, enquanto se canta o cântico evangélico.(LEG 89)
Para pôr incenso no turíbulo, o bispo senta-se, se estiver na Cátedra ou junto de outro assento; fora disso, põe o incenso de pé. O diácono apresenta-lhe a naveta,(LEG 72) e o Bispo benze o incenso com o sinal da cruz sem dizer nada.(LEG 73) Depois, o Diácono recebe do Acólito o turíbulo e entrega-o ao Bispo. (LEG 74) 
Na falta do diácono para incensar o sacerdote, ao altar e o povo, um acólito o fará.


São incensados com TRÊS DUCTOS de turíbulo: (LEG 92)
- o Santíssimo Sacramento;
- a Relíquia da Santa Cruz;
- as Imagens do Senhor solenemente expostas;
- as Oferendas;
- a Cruz do Altar;
- o Livro dos Evangelhos;
- o Círio Pascal;
- o Bispo ou o Presbítero presidente;
- a Autoridade civil oficialmente presente na sagrada celebração;
- o Coro e o Povo;
- o Corpo do Defunto.

Com dois DUCTOS incensam-se as Relíquias e as Imagens dos Santos expostas a pública veneração.
Porém, se a imagem a ser incensada tiver em seus braços ou junto de si a imagem do menino Jesus (São José, Santo Antonio...) será incensada com três DUCTOS de dois ictos.

O Santíssimo Sacramento é incensado de joelhos.

As Relíquias e as imagens sagradas expostas à pública veneração, são incensadas depois da incensação do altar, porém, somente no início da celebração da missa.(LEG 95)
O Bispo, quer esteja no altar, quer na cátedra, recebe a incensação de pé, sem mitra, a não ser que já esteja com ela. (LEG 96)
Os concelebrantes são incensados pelo diácono, todos ao mesmo tempo.
Os cônegos que porventura não concelebrem ou o coro duma comunidade são incensados junto com o povo, salvo se a disposição dos lugares aconselhe outra coisa.
Isto igualmente aos Bispos que, porventura, estejam presentes.
As monições e orações que devam ser ouvidas por todos, o Bispo (ou o que preside) não as profira antes de terminada a incensação. (LEG 98)

OBS:
(LEG 72) – Podem apresentar-se ao Bispo dois acólitos, um com o turíbulo e outro com a naveta; ou um acólito só com ambas as coisas; neste caso, segura na mão esquerda o turíbulo com as brasas, e na direita a naveta com o incenso e a colher.

(LEG 75) – Aquele que incensa “segura, com a mão esquerda, a parte superior das correntes que sustentam o turíbulo, de modo a poder comodamente lançá-lo e puxá-lo para si”. “Tenha o cuidado de o lançar com gravidade e decoro, sem mover o corpo ou a cabeça enquanto movimenta o turíbulo para  frente ou para trás; a mão esquerda, que segura a parte superior das correntes, mantém-na firme e segura diante do peito; a mão e o braço direito movem-se calma e lentamente com o turíbulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário