terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Férula Papal


Semelhante ao báculo de bispo mas, ao contrário deste último, tem extremidade superior surmotada esfera de metal precioso por, dependendo do tipo, uma cruz (com um ou três braços horizontais) ou um crucifixo .

A Férula papal é a pastoral particular papa , também chamado de pescador cruz. Em vez de ser curvada na ponta tem uma cruz, anteriormente três braços. Alguns papas têm usado tanto tala acabado, como crucifixo cruz latina.

 João Paulo II em 1983 com a Hierofante
Em 1983, João Paulo II usou a Férula de três braços (o Hierofante ), na abertura da Porta Santa(vide Figura 3 em links externos). Para o resto de seu pontificado, ele usou a Férula de Paulo VI, que consiste em um poste coberto com um cruzamento curioso prata crucifixo com vertical e curvo (em vez de reto, como é tradicional), e a imagem do crucificado com muito flexionada pernas e braços estendidos escandalosamente trave. Escultor italiano é Scorzelli Lelio , que interpreta o curvatio como "a obediência do bispo de Roma, para o mistério da cruz." Foi usado a partir de 08 de dezembro de 1965 (fim do Concílio Vaticano II ) até a Páscoa de 2008.

De 2008 Bento XVI usou a Férula de Pio IX (concluído cruz), enquanto que seus três predecessores Paulo VI , João Paulo I e João Paulo II usou a Férula com crucifixo sempre mencionada no parágrafo anterior. Em novembro de 2009 mudou sua regra para outra cruz, mas também pesam menos do que a de Pio IX e foi feito com doações de Óbolo de São Pedro e do escudo do Papa Bento XVI.

Prevosto no Rito Ambrosiano com sua Férul
Férula Normal

Portam Férula também comum: os sacerdotes que mantiveram o título de honorário Prevosto, e vigários episcopais  .A Férula nestes casos ainda estão em uso no rito Ambrosiano.
A tala também é comum para uma cana de rito católico e ortodoxo armênio patriarcal, também usado pelo rito ortodoxo bizantino.

Uso dela na Liturgia

Os momentos litúrgicos durante a Eucaristia , na qual o celebrante deve manter com a tala mão esquerda são:
Procissão de entrada.
Proclamação do Evangelho .
Homilia (a critério do Papa, embora o hábito de ler a homilia sentado
Rito de Confirmação , se houver.
Procissão de retirada
No Chile, durante a liturgia da purificação da memória, os Bispos do país usado uma tala Papal, simbolizando a Cruz de Chile, na verdade, aconteceu em novembro de 2000. Dois dias mais tarde, foi utilizado para o Congresso Eucarístico Nacional, que terminou com o Jubileu do Ano 2000, no Chile.
Outros bispos também utilizados para fins pessoais braço cruzado decisão terminada Papal, em vez de o báculo. Um dos mais notórios é o cardeal André Vingt-Trois , arcebispo de Paris e Primaz da França. Além do Cardeal Primaz da América, Nicolas de Jesus Lopez Rodriguez usou uma tala que lhe foi dado pelo Papa João Paulo II

Pontífices Usando a Férula
Pio XI Na Porta Santa


Bento XVI usando a de Pio IX 
Pio XII - Porta Santa





João XXIII

Bento XVI usando a de João XXIII
Bento XVI usando a de Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II
João Paulo II usando a de Paulo VI e seu antecessor João Paulo I 
João Paulo I com a férula de Paulo VI
Papa Paulo VI usando a férula feita pra ele